Sonia Guajajara em marcha: do FIUP'22 para o Mundo

Ma'ah Tribu
4 min readJun 17, 2022

Após ter sido nomeada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022 e ter lançado a sua pré-candidatura a deputada federal pelo PSOL de São Paulo no dia 14 de junho, Sônia Guajajara está chegando no Festival Indígena União dos Povos para partilhar e fazer ressoar a voz dos povos originários para o mundo.

Para quem não conhece ainda, a Sônia Guajajara é uma indígena maranhense, do povo Guajajara, que se destaca em nível mundial pelo seu ativismos indígena e ambiental, estando na linha de frente na luta contra vários projetos que ameaçam os direitos e a vida dos povos indígenas, bem como o meio ambiente.

Sonia Guajajara lançando oficialmente a sua precandidatura a deputada federal pelo PSOL de São Paulo dia 14/06/22 ao lado da Celia Xakriaba, no Teatro Oficina (fotos: Hugo Takemoto, FlorestaTV)

Ela é reconhecida internacionalmente por causa das dezenas de denúncias que já fez na Organização das Nações Unidas (ONU), no Parlamento Europeu e nas Conferências Mundiais do Clima (COP), de 2009 a 2021, sobre violações de direitos indígenas.

A comitiva de povos orginarios da COP26 em Glasgow, na presencia de dezenas de lideranças indígenas do Brasil, entre as quais Sônia Guajajara, a Celia Xakriaba e o Eric Terena (fotos: Guilherme Meneghelli, FlorestaTV)

Com Guilherme Meneghelli, tivemos a oportunidade de conhecer ela nas linhas de frente da COP26 de Glasgow (novembre 2021) onde estávamos em nome da FlorestaTV, apoiando a partilha da voz dos povos originários do mundo onde mais se precisa: da COP paralela levantada pelos povos originários de centenas de etnias presentes para as mesas de decisões globais.

Millioes de ativistas em marcha e em escuta da voz da Floresta para o Mundo, durante a Marcha Fridays For Future do 05/11/2021 na COP26 de Glasgow (fotos: Guilherme Meneghelli, FlorestaTV)

"Já que tem prêmio, já que tem reconhecimento, (…) acho que é bom mesmo, porque impulsiona a gente a organizar cada vez mais ações concretas, e nós temos participado de muitas atividades internacionais há muito tempo.

Nos últimos anos a gente intensificou essa participação, com ações articuladas, enquanto a Apib, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Ano passado a gente esteve na COP, com a maior delegação indígena do Brasil que já participou do evento, durante todo esses anos. Foram mais de 40 indígenas ali, com agendas todos os dias.

Estivemos reunidos com desde o Príncipe Charles, príncipes e princesas, ao executivo de vários governos, inclusive dos Estados Unidos. Personalidades e artistas que estiveram reunidos com a gente (…)

Nossa campanha é permanente, em defesa da vida. Essas articulações, todas elas, tendem a continuar, independente do governo. Claro que nesse exige ainda um esforço maior, porque é um governo declarado inimigo, anti indígena, anti gente, anti direitos. Então, é preciso uma articulação muito maior."

Fala da Sônia Guajajara para Amazonia.org a proposito da COP26.

Sonia Guajajara lançando oficialmente a sua precandidatura a deputada federal pelo PSOL de São Paulo dia 14/06/22 no Teatro Oficina (fotos: Hugo Takemoto, FlorestaTV)

Ao redor de Sonia Guajajara no Festival Indígenas União dos Povos, a roda de saberes sobre “Etnicidade: territórios, fronteiras e mudanças climáticas", traz nomes ilustres :

  • Dário KOPENAWA (Vice-presidente da HUTUKARA ASSOCIAÇÃO YANOMAMI),
  • Gasodá SURUÍ (CENTRO CULTURAL INDÍGENA PAITER SURUÍ)
  • Marcos WESLEY (INSTITUTO SÓCIO AMBIENTAL-ISA)

Ainda dá tempo de chegar no Festival Indígena União dos Povos para esse momento histórico, onde a @florestatv estará presente para partilhar essas vozes e mensagens para o mundo.

Venham, acompanhem e compartilhem.

Aqui um artigo a respeito da Sonia Guajajara da Caroline Apple, Journalista, parceira de midia e communicação do FIUP

Por Mathilde EVERAERE

Presidente da Organização Mundial dos Systemas e Culturas Regenerativos sem Fronteiras “O Organismo”

Co-fundadora da FlorestaTV, voz aos povos Originarios e Floresta em Pé

Co-produtora Rec’N’Play , 10 anos e mais de 1000 videos de conteúdo de Consciência

Guardiã do Céu Aberto, filosofia na pratica de vida em comunidade integrando trabalho, cultura, auto-expressão & arte aplicada a espaços e projetos colaborativos

Diretora da Ma’ah Tribu, eventos e missões em contato com os povos originarios da America do Sul

--

--

Ma'ah Tribu

🇫🇷Global Regenerative Systems Maker @oorganismo 🌏 Native People Intercultural Traductor @florestatv🌳 Collective Spaces & Projects Connector @ceuabertx✨